Dia do Agricultor
- 28/07/2025

Assim como se destaca no setor de mineração, no comércio e na indústria, Minas Gerais conta com uma grande riqueza que vem do campo, gerada por um protagonista que, por sua importância, é homenageado neste 28 de julho, Dia do Agricultor. Atualmente, o agronegócio movimentado por esses homens e mulheres responde por 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro, que totalizou R$ 1,058 trilhão em 2024. O estado também é um dos protagonistas da produção agrícola brasileira, respondendo por 7,97% do PIB do agro do país. Nessa área, é líder na produção nacional de café e leite, com números expressivos também em carne bovina, carne de frango, soja, florestas plantadas, cana-de-açúcar e milho.
“Esses números refletem a força e a capilaridade do campo mineiro, composto majoritariamente por pequenos e médios produtores”, afirma o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Antônio de Salvo. Ele lembra o estado tem 607.557 estabelecimentos agropecuários, de acordo os dados do último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas(IBGE), de 2017.
O Dia do Agricultor é o momento para reconhecer a importância dos homens e mulheres que trabalham no campo e, de sol a sol, produzem o alimento que chega à mesa da população. Esse trabalho também impulsiona o PIB, gerando efeitos que vão muito além das propriedades rurais: impulsionam a economia, levando desenvolvimento para as cidades e regiões”, destaca o presidente da Faemg.
Fonte: Estado de Minas