Por três décimos Barbacena não retroage para a Onda Vermelha

  • 11/12/2020

Por três décimos Barbacena não retroage para a Onda Vermelha

Por três décimos Barbacena não retroage para a Onda Vermelha do Minas Consciente

A partir de amanhã (12/12), a microrregião de Barbacena volta para a Onda Amarela do programa Minas Consciente. A decisão foi tomada pelo Comitê Estadual de COVID-19. Dessa forma, são permitidos os funcionamentos de: Bares (consumo no local); Autoescola e cursos de pilotagem; Salão de beleza e atividades de estética; Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; Papelaria, lojas de livros, discos e revistas; Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; Comércio de itens de cama, mesa e banho; Lojas de móveis e lustres; Imobiliárias; Lojas de departamento e duty free; Lojas de brinquedos; Academias (com restrições); Agência de viagem; Clubes; Bibliotecas, museus, galerias, arquivos (com restrições); além dos serviços essenciais.

Com o aumento de novos casos de infecção humana pelo novo Coronavírus nas últimas semanas, Barbacena chegou a atingir, no último dia 08/12, 95% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes COVID na cidade, ou seja, dos 21 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, 19 estavam ocupados.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas de Araújo, durante entrevista concedida ao Programa Papo 10, na noite de ontem (10/12), "Barbacena ficou por três décimos para não retroagir para Onda Vermelha [...] Taxa de ocupação de hospital e ainda leito de UTI, retroage Onda.". Ainda de acordo com a atual secretária, Barbacena conseguiu se manter na Onda Amarela, apenas, por que a cidade conseguiu mais cinco leitos no Hospital Ibiapaba.

"Barbacena está vivendo um cenário que a gente conseguiu protelar [...]. Mas olha, Barbacena tem um cenário catastrófico para vivenciar nos próximos dias, se não começarmos a pensar o que estamos fazendo. A cada sete dias é um cenário diferente. Então, na semana que vem, será que a gente consegue diminuir três décimos ou será que a gente vai aumentar três décimos e entrar na (Onda) Vermelha?", observou Marcilene que terminou essa reflexão com o seguinte questionamento: "Será que a culpa é do sistema de saúde ou das pessoas que estão positivando?", se referindo ao relaxamento quanto as questões de segurança que parte da população vem adotando, como a não utilização de máscara, cuidados com a higienização das mãos e, principalmente, aglomerações.

De acordo com dados do Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Barbacena possui hoje uma taxa de distanciamento social de 39,20%, a segunda menor da microrregião, perdendo apenas para o município de Santana do Garambéu (35,68%).

No Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) na noite de ontem (10/12), Barbacena contabilizava 1501 casos confirmados de COVID-19, desde o início da pandemia, sendo que 1417 são de pacientes curados, 50 estão em isolamento domiciliar e nove pacientes da cidade seguem internados. Há ainda a hospitalização de 15 pacientes que não são residentes de Barbacena e outros 12 pacientes com suspeita da doença em hospitais da cidade.

FONTE: FOLHA DE BARBACENA

Aplicativos


 Locutor no Ar

Playlist

Madrugada Sucesso

02:00 - 04:59

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Vitor Kley

Ainda Bem Que Chegou

top2
2. BTS

Dynamite

top3
3. Felipe Araujo

Hoje Eu Beberei

top4
4. Harry Styles

Watermelon Sugar

top5
5. Jota Quest

A Voz Do Coração

Anunciantes