COVID-19: Ocupação de leitos de UTI em Barbacena chega a 95%

  • 11/12/2020

COVID-19: Ocupação de leitos de UTI em Barbacena chega a 95%

COVID-19: Ocupação de leitos de UTI em Barbacena chega a 95%

Barbacena registrou ontem (08/12) mais 19 novos casos de infecção humana pelo novo Coronavírus, com isso, só no mês de dezembro a cidade já contabiliza 144 pessoas contaminadas pela COVID-19. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap).

Acompanhada pela preocupação com a alta dos casos na cidade, agora o município também está em alerta com a ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que recebem os casos mais graves da doença. De acordo com informações apuradas pela Folha de Barbacena (FB) junto a Sesap, cerca de 95% dos leitos da cidade estão ocupados. O Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (IMAIP) está com a taxa de ocupação em 100%. Dos 21 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, 19 estão ocupados.

Em Barbacena, apenas a Santa Casa de Misericórdia e o IMAIP mantiveram leitos de UTI destinados a pacientes com COVID, após ação do Ministério da Saúde (MS), que desabilitou leitos destinados a este fim na cidade, no último mês de novembro. Segundo informações, na última semana o próprio MS solicitou a reabilitação de mais dez leitos destinados a pacientes com COVID até o dia 31 de dezembro de 2021. Há a expectativa de que o Hospital Ibiapaba abra dez novos leitos até o próximo dia 31, o que ajudaria a desafogar a estrutura, no entanto, tudo ainda está na fase de estruturação.

Uma outra grande preocupação é com a questão dos equipamentos destinados a pacientes internados nas enfermarias, uma vez que a medida que o quadro vai se agravando a quantidade de insumos para o tratamento vem diminuindo gradativamente e a reposição deste material têm se mostrado quase que impossível, uma vez que a situação da COVID não é exclusiva de Barbacena, mas de todo o país.

Cidades como São João del-Rei e Juiz de Fora, já se encontram com praticamente 100% de ocupação em sua estrutura hospitalar e segundo a Sesap, não está sendo possível à rede hospitalar de Barbacena aceitar os pacientes destes municípios, devido a alta demanda dentro da própria cidade.

Segundo a secretária de Saúde de Barbacena, Marcilene Dornelas de Araújo, a "Sesap encontra-se em alerta, uma vez que a ocupação de leitos para pacientes confirmados de COVID chegou num ápice de percentual que ainda não tinhamos vivido. Hoje nós estamos com a ocupação de 95% dos leitos de UTI e com uma grande demanda de pacientes suspeitos e confirmados clínicos que podem se agravar a qualquer momento. Então pedimos à população muita cautela, muito cuidado, por que a nossa cidade está, pela primeira vez, no decorrer desses dez meses, em uma situação frágil para a assistência. Lembrando que Barbacena é composta por quatro hospitais, mas apenas dois, neste momento, têm leito específico para tratamento COVID. Então nós deixamos um alerta para toda a população, para que não deixem de ter as medidas de cuidado, que são o distanciamento, o uso de máscara, lavagem das mãos, evitar mãos nos olhos e, ainda, os encontros familiares e as visitas. Evitar ficar recebendo pessoas de fora em seu domicílio. A situação não é para criar alarme, mas é para que todos tenham cuidado e consciência do que está acontecendo não só em Barbacena mas no estado de Minas, no Brasil e no mundo inteiro.".

Foto: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Handout via Reuters

FONTE: FOLHA DE BARBACENA

Aplicativos


 Locutor no Ar

Jose Araujo

Songs By Night

00:00 - 01:59

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Vitor Kley

Ainda Bem Que Chegou

top2
2. BTS

Dynamite

top3
3. Felipe Araujo

Hoje Eu Beberei

top4
4. Harry Styles

Watermelon Sugar

top5
5. Jota Quest

A Voz Do Coração

Anunciantes