Fliti reafirma vocação de Tiradentes como palco de grandes festivais

  • 14/10/2021

Fliti reafirma vocação de Tiradentes como palco de grandes festivais

Fliti reafirma vocação de Tiradentes como palco de grandes festivais

Destino turístico reconhecido internacionalmente, Tiradentes, cidade na região central de Minas cujo conjunto arquitetônico e urbanístico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, é famosa também por ser palco de festivais de gastronomia, cinema, teatro e fotografia. Desde 2020, a literatura também passou a ocupar as charmosas ruas e vielas da cidade.

Foi no ano passado, mais precisamente entre 26 e 29 de novembro, que a Feira Literária de Tiradentes (Fliti) aconteceu pela primeira vez, reforçando a vocação do município como palco de grandes festivais. De quinta a domingo (17), a literatura volta ao calendário cultural.

“Para onde você olha há fomento à cultura, à história. Tiradentes é realmente uma potência do turismo e a cultura permeia todos os setores da cidade”, observa o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Tiradentes, Christian Silveira Bastos. Segundo o gestor municipal, a Fliti (acesse a programação completaaqui) preenche um papel fundamental: resgatar, valorizar e divulgar a produção de escritores e poetas da cidade.

“Vamos ter um estande da prefeitura com materiais dos nossos escritores. Ela faz um trabalho muito bonito também sobre o patrimônio histórico imaterial, como o congado. Esse ambiente literário nos ajuda a entender para onde queremos ir enquanto sociedade”, pondera Bastos.

“No ano passado, a Fliti foi muito bem recebida em Tiradentes. A participação dos moradores da cidade e região no evento, que valoriza a cultura e a identidade do local, foi a grande conquista”, diz a organizadora do festival, Cristina Figueiredo.

Segundo Cristina, a primeira edição da Fliti recebeu mais de 3.600 visitantes nos quatro dias de feira, e a expectativa para 2021 é garantir um resultado ainda melhor: “Vamos dobrar de tamanho. A Fliti está sendo muito bem organizada e estruturada para que todos sintam-se seguros, uma vez que já recebemos o selo ‘Evento Seguro’ do governo de Minas Gerais”.

Além do gramado do Santíssimo Resort, o festival, que já conta com 50 escritores confirmados, além dos homenageados Paula Pimenta e Roger Mello, vai ocupar outros dois espaços de Tiradentes: o Largo dos Mercês e o Museu da Liturgia, no centro histórico. “O livro é um objeto de transformação social, e a Fliti vem promover o encontro e o acesso ao universo literário”, destaca Cristina Figueiredo.

“Neste ano vai ser maior, a feira vai ser realizada em espaços públicos também. O evento está mais robusto, com convidados de extrema relevância nacional para a literatura contemporânea, e ainda seguindo todos os protocolos, mas agora estamos na Onda Verde e há flexibilizações”, diz o secretário municipal de Cultura.

Aspecto econômico

Com a pandemia, o turismo, principal motor econômico de Tiradentes, sofreu diversos baques ao longo de um ano e meio. Com a flexibilização e a reabertura gradual da cidade, os eventos voltaram a ser realizados, e o comércio apresentou um reaquecimento. “A cidade gira economicamente em função da questão advinda do setor turístico. As feiras destacam a potencialidade do município e conseguem agregar valor às nossas raízes, além de aumentar o número de visitantes, que fazem girar o mercado de hospedagem, lojas, artesanato e restaurantes. Movimenta toda uma cadeia produtiva desde a divulgação do evento até o produtor rural. Isso é importantíssimo”, salienta Christian Silveira Bastos.

Para Bastos, a pandemia – e a necessidade de se reinventar – trouxe o resgate de um olhar mais voltado às riquezas e às belezas de Tiradentes. “Antes o turismo acontecia muito naturalmente, mas percebemos que era preciso ter outro olhar para nossa zona rural, nosso conjunto arquitetônico. para o congado, a festa dos carros de bois. Começamos a observar Tiradentes de uma maneira diferente”, conclui o secretário.

Comentar a matéria

FONTE  JORNAL O TEMPO

Log View

© 2021 O Tempo. Todos os direitos reservados.
Fechar barra
Olá leitor, o portal O Tempo utiliza cookies. Ao navegar no nosso portal você aceita os termos de utilização. Clique aqui e saiba mais.
Fechar barra
Notamos que você está com o seu bloqueador de anúncios ativo.
Considere desativar o bloqueador de anúncios ou assinar para nos auxiliar a continuar com um jornalismo de qualidade.

Aplicativos


 Locutor no Ar

Mário Junior

Tarde 101 - Top Zap

14:00 - 16:59

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Vitor Kley

Ainda Bem Que Chegou

top2
2. BTS

Dynamite

top3
3. Felipe Araujo

Hoje Eu Beberei

top4
4. Harry Styles

Watermelon Sugar

top5
5. Jota Quest

A Voz Do Coração

Anunciantes