Relicitação da BR 040 marcada para abril 2024
- 29/12/2023

PRAÇA DE PEDÁGIO EM BARBACENA SERÁ MANTIDA.
Foi publicado , nesta sexta-feira, 29, o O edital de relicitação da BR-040, para o trecho entre Belo Horizonte , passando por Barbacena e Juiz de Fora e, nele está prevista a manutenção de três praças de pedágio, a duplicação de 163 quilômetros na estrada e mais 42 quilômetros de faixas adicionais.
A expectativa do edital é que o leilão aconteça no dia 11 de abril, e encerre parte da novela da concessão da BR-040.
No edital está confirmado que as 03(três) praças de pedágio permanecem nos mesmos locais, ou seja a de Barbacena, no Distrito de Correia de Almeida, e as de Itabirito e Conselheiro Lafaiete permanecem ativas.
.A rodovia, onde são registrados inúmeros acidentes , e com vítimas fatais, vive uma grande incerteza desde 2017, quando a Invepar, dona da VIA 040, que administra o trecho desde 2014, pediu ao governo federal para fazer uma rescisão amigável do contrato . Naquela oportunidade, a Invepar alegou a redução no volume de tráfego de veículos e dificuldades em conseguir licenças, principalmente ambientais, para fazer as obras exigidas em contrato.
Até o momento, a VIA 040 executou obras em apenas 73 Km, dos 557 quilômetros previstos para serem duplicados entre Brasília e Juiz de Fora, .
O processo de relicitação se arrastou por anos e o Ministério dos Transportes, ainda durante a gestão do ex-ministro Tarcísio de Freitas (atual governador de São Paulo), decidiu dividir a BR-040 em três partes: o primeiro, entre Juiz de Fora e Belo Horizonte; o segundo entre Belo Horizonte e Cristalina (GO) e, o último entre Cristalina e Brasília.
O projeto mais avançado é do trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, que teve edital publicado nesta sexta-feira (29) e tem leilão marcado para o dia 11 de abril.
Pelo projeto , a extensão total da condessão é de 232 km, entre o entroncamento com a BR-356, no km 544, em Nova Lima, até a interseção com a Antiga União e Indústria, no KM 776, em Juiz de Fora. Serão 163,9 km de obras de duplicação, mais 42 km de faixas adicionais, cerca de 34 correções de traçados, 8 pasarelas, 18 retornos em nível e 03 Praças de Pedágio.
Como se verifica acima, as Praças de Pedágios já existentes, permanecerão, entre elas a de Barbacena, que fica localizada no Distrito de Correia de Almeida. As outras duas são em Conselheiro Lafaiete e Itabirito.
Fonte: Itatiaia.
Foto: Estado de Minas